4 de maio de 2024 10:53

Home » Operação Verba Extra investiga irregularidades em obras em escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre

Operação Verba Extra investiga irregularidades em obras em escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre

por Marcelo Warth
0 comentário
operacao-verba-extra-investiga-irregularidades-em-obras-em-escolas-da-rede-municipal-de-ensino-de-porto-alegre

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Por Redação O Sul | 9 de outubro de 2023

Segundo o MP, empresários do ramo da construção civil fraudaram orçamentos apresentados à Secretaria da Educação de Porto Alegre

Foto: MP/Divulgação

O MP (Ministério Público) do Rio Grande do Sul e a Polícia Civil deflagraram, na manhã desta segunda-feira (9), a Operação Verba Extra, que investiga irregularidades em obras em escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre.

Foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão nas sedes de empresas, nas residências dos seus sócios e de servidores públicos e na Smed (Secretaria Municipal da Educação) da Capital. Também foi determinado o bloqueio de valores e a indisponibilidade de bens dos investigados. Além de Porto Alegre, a operação ocorreu em Novo Hamburgo, Esteio, Gravataí, Viamão, Alvorada, Capão da Canoa e São José (SC).

Segundo o MP, empresários do ramo da construção civil fraudaram orçamentos apresentados à Secretaria da Educação de Porto Alegre com o objetivo de direcionar a escolha das empresas contratadas para a prestação dos serviços. Além disso, há possibilidade de sobrepreço nos pagamentos efetuados. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

“No âmbito do município de Porto Alegre, foram realizadas sindicância e auditoria especial na Smed, resultando no afastamento de quatro servidores de suas funções e na confecção de um relatório-diagnóstico pela Controladoria-Geral do Município, que deu base às investigações”, informou o MP.

Nota da prefeitura

A prefeitura de Porto Alegre divulgou uma nota sobre a operação. “Os fatos abordados na operação da Polícia Civil nessa segunda-feira, 9, referente à destinação de verbas extras pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) às escolas entre os anos de 2017 e 2021, foram objeto de investigação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre ainda em 2021. À época, após indicativos presentes em auditoria ordinária, o prefeito Sebastião Melo determinou a abertura de sindicância e de auditoria especial para apurar ocorrências na aplicação das verbas extras, nos repasses trimestrais às escolas e nos procedimentos administrativos. Entre as providências estão o afastamento de quatro servidores públicos da Smed – três de carreira e um cargo em comissão – e mudanças nos processos de destinação de verbas extras às escolas. O resultado das apurações foi remetido ao Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). A prefeitura se mantém à disposição das autoridades para colaborar nas investigações da Polícia Civil”, diz o texto.

Voltar Todas de Polícia

https://www.osul.com.br/operacao-verba-extra/ Operação Verba Extra investiga irregularidades em obras em escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre 2023-10-09

Pode te interessar

você pode gostar