A secretaria de Saúde de Sorriso confirmou ao Só Notícias que neste ano, até o momento, foram notificados 51 novos casos de HIV, sendo 34 em homens e 17 em mulheres, nove delas gestantes. No ano passado, houve 57 casos, sendo 43 em homens e 14 em mulheres, cinco delas gestantes. O levantamento é feito todo ano no Dezembro Vermelho, mês de conscientização contra HIV e doenças sexualmente transmissíveis.
Hoje, o município atende 610 pacientes positivos para HIV, 36 pacientes em uso regular de medicamentos da profilaxia pré-exposição – PREP, 316 pacientes com hepatite B e 33 com hepatite C.
Há 12 anos, o município não tem registro de casos de transmissão vertical, de mãe para filho, de HIV, informou a secretaria. Por isso, recebeu o selo prata pela eliminação vertical da doença e o selo prata de boas práticas pelo tratamento da sífilis. Os selos foram oficialmente entregues em Brasília, pela equipe do Ministério da Saúde, ao secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, na última sexta-feira (29). Por trás desse selo existe uma rede de colaboração entre os serviços municipais, hospitais públicos, particulares, laboratórios de exames, medicamentos disponíveis, existe muita gente trabalhando para ofertar saúde e qualidade de vida”, comentou o secretário.
Conforme Só Notícias informou, em Sinop foram 142 novos casos. Já em Lucas do Rio Verde, houve registro de 41 novos casos.