Discutir os direitos das crianças e dos adolescentes em Mato Grosso no pós-pandemia é um dos objetivos da XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nos dias 29, 30 e 31 de agosto em Cuiabá, no Hotel Fazenda Mato Grosso.
O evento, foi ealizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), junto com o Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedca).
A conferência reuniu uma gama diversificada de participantes, incluindo representantes da sociedade civil, do governo e, o mais notável, os próprios adolescentes, que se mostraram ativos na busca por um futuro mais inclusivo e seguro.
Entre os participantes de destaque, Ruam Batista, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Colíder, teve um papel fundamental. Além de representar a sociedade civil, Ruam também foi escolhido como um dos delegados governamentais para representar o estado de Mato Grosso na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e dos Adolescentes, que acontece em Brasília.
Também participaram como representantes de Colíder: Gabriel Willian Da Cunha Lira; Darlene de Matos Pereira, Lavínia Branzan Pinheiro Medeiros e Francislaine Candido de Almeida.
A conferência estadual foi marcada pela discussão de temas cruciais relacionados aos direitos da criança e do adolescente.
Durante o evento, os participantes elegeram os delegados que terão a importante missão de levar as demandas e propostas discutidas na conferência estadual para a esfera nacional.
O objetivo da XI Conferência Estadual da Criança e do Adolescente é realizar debates e a formulação das propostas, dentro dos eixos norteadores.
Agora, Ruam Batista e os demais delegados de Mato Grosso estão prontos para representar o estado da Conferência Nacional, contribuindo para a construção de políticas públicas efetivas no prol das crianças e dos adolescentes em todo o país.
Fonte: Nortão Online/Angela Fogaça