Nos últimos anos, a territorialização tem se mostrado um recurso importante para a melhoria da qualidade da atenção à saúde, principalmente na atenção básica. Com isso, muitas Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm adotado essa prática como forma de melhorar o planejamento e a organização do trabalho em equipe. Pensando nesse avanço para a saúde, a Prefeitura de Colíder, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, proporcionou aos servidores das UBS um momento de capacitação sobre territorialização e mapa de risco.
A oficina foi realizada nesta quinta-feira (27) no auditório da Faculdade Unifama, e contou com o palestrante do estado do Paraná, enfermeiro, consultor em saúde pública e pesquisador de território em Saúde, Neto Ciconello, que de forma extrovertida capturou a atenção dos participantes envolvendo com os temas.
Segundo a coordenadora da atenção básica de saúde de Colíder, Kellen Sousa, a territorialização consiste em uma metodologia que permite à equipe de saúde conhecer a realidade socioeconômica, cultural e de saúde da população de sua área de atuação. Para isso, é necessário mapear o território, identificando as características socioeconômicas, as condições de vida e as demandas de saúde das famílias que residem naquela região. “Essa é uma das metodologias de grande importância para os servidores das unidades básicas de saúde, que consiste em realmente os servidores conhecerem cada território do nosso município, realizar a estratificação de risco, e a partir disso melhorar o processo de trabalho dentro das unidades de saúde e proporcionar um atendimento de mais qualidade para a população”, destacou.
Em sua fala, o palestrante ressaltou que é a partir desse conhecimento ser possível traçar um plano de ação que permita à equipe de saúde prestar uma assistência mais adequada e integral aos usuários. Essa estratégia também é útil para a elaboração de políticas públicas em saúde, uma vez que permite identificar as necessidades da população e planejar ações que atendam a essas demandas.
Um outro ponto também destacado na capacitação e de grande importância para o trabalho das equipes de saúde foi o conhecido como o mapa de risco, que consiste em uma representação gráfica dos fatores de risco presentes nas regiões de trabalho dos servidores, como a presença de doenças infectocontagiosas, a falta de saneamento básico, entre outros.
Há 7 anos a servidora Celia Regina Franciscato atua como Agente Comunitário de Saúde (ACS), e avaliou o momento de capacitação como positiva. “Muito boa, veio para agregar e aprimorar mais o nosso aprendizado e as nossas rotinas de trabalho”, pontuou.
O Prefeito Hemerson Máximo (Maninho) ressaltou sobre a realização desses momentos de capacitação. “Sabemos que a área da saúde é fundamental para a qualidade de vida da população e, por isso, é imprescindível que nossos profissionais estejam sempre atualizados e capacitados para oferecer o melhor atendimento possível e hoje mais uma vez estamos, proporcionando para eles a oportunidade de se aperfeiçoarem em suas áreas de atuação e oferecerem um atendimento de excelência para a população de Colíder”, enfatizou o Prefeito.