A Polícia Militar de Carlinda esteve ontem, terça-feira (04), realizando fiscalização no rio Teles Pires, após denúncia da prática de garimpo irregular na região da Linha D, zona rural do município.
A ação faz parte da ordem de operação n° 013 SPOE/PMMT/2024 (Semana do Meio Ambiente), a qual visa intensificar prioritariamente a atuação dos Policiais Militares em todo território nacional, com foco especial na promoção da conscientização e preservação do meio ambiente.
Foto: PMMT
A denúncia era de que garimpeiros operando em balsa, estariam garimpando e deixando bancas de areia e pedras/arrotos sobre a praia da ilha comunitária na linha D.
No local foi constatada a denúncia, onde a balsa estava a margem da ilha e jogando o arroto sobre a praia, devido aos fatos, foi orientado o responsável pela balsa para que retirasse os equipamentos do local e se deslocarssem para local permitido conforme o alvará de funcionamento deles, foi apresentado somente alvará de funcionamento entre as cidades de Alta Floresta e Paranaíta.
A ocorrência foi registrada e encaminhada para a delegacia de polícia judiciária civil, SEMA e IBAMA para conhecimentos e demais providências.
Em contato com a SEMA, fomos informados pelo diretor da unidade, Vinicius Rezek, que a secretaria aguarda a entrega oficial dos documentos relativos a ocorrência para adotar as providências cabíveis, que neste caso será a autuação dos responsáveis.